Integração de funcionários às empresas
Integrar e tornar-se inteiro, completar o recém chegado com a cultura e valores da empresa, evidenciando informções importantes para esse novo colaborador.
Com o advento da era da informação no início da década de 90 grandes transformações ocorreram, pois a evolução das tecnologias proporcionou agilidade no repasse das informações permitindo-nos fazer parte da chamada globalização.
Paralelamente a essa evolução ocorreram mudanças significativas no relacionamento entre empresa x empregado, onde as relações humanas passaram a ser priorizadas havendo a valorização do conhecimento e habilidades. Diante desse panorama o profissional de RH, juntamente com os empregadores, adotou uma nova abordagem junto a seus subordinados, a chamada Gestão de Pessoas, com o intuito de direcioná-los para o alcance dos objetivos, buscando a sua participação, cooperação e comprometimento junto à empresa. Ações comorecrutamento e seleção ganharam maior relevância, visando não somente o preenchimento de um posto de trabalho. Atitudes como a pro atividade, flexibilidade e maturidade emocional passam a serem requisitos avaliados durante este processo, pois influenciam no relacionamento interpessoal dentro da empresa. Nesse novo contexto, algumas ferramentas administrativas passaram a ser utilizadas no intuito de auxiliar em todo o processo produtivo, uma delas é a Integração de Novos Funcionários dentro das organizações.
Integrar é tornar inteiro, completar. Integrar um novo funcionário dentro da empresa é inteirá-lo sobre a cultura, valores, ao ambiente, evidenciando informações importantes para esse novo colaborador, bem como o próprio treinamento na função para o qual foi contratado. A empresa por menor que seja tem a sua história e consequentemente a sua cultura, devendo ser valorizada e reconhecida pelos seus componentes, no intuito de fortalecê-la direcionando para o alcance dos objetivos estabelecidos.
O objetivo da integração é reduzir o