INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS pronto
3. Integração de novos funcionários 2
3.1 Conceito 2
3.2 Objetivos da integração 2
3.3 A importância da integração dos novos funcionários 5
3.4 Exemplos práticos no mercado 7
3.5 Referências 11
3. Integração de novos funcionários
3.1 Conceito
Integrar um funcionário significa socializa-lo à empresa. Segundo Sthephen P. Robbins, “não importa a eficiência na hora de recrutar e selecionar um novo funcionário, ele ainda não está totalmente doutrinado de acordo com a cultura da empresa assim que são admitidos, por isso, a empresa precisa ajuda-lo a se adaptar, esse processo é chamado de socialização”. (Boog, p.117)
Seguindo a mesma linha de raciocínio, Maria Tereza Leme Fleury diz que é “por meio da integração do indivíduo, que vão sendo transmitidos os valores e os comportamentos da organização”. (Boog, p.118)
Joel Souza Dultra, diz também que este processo não deve ser pra reprimir ou padronizar os comportamentos, se a empresa fizer isso, vai bloquear as contribuições criativas dos funcionários, assim, perdendo as diversidades oferecidas pelos indivíduos. (Boog, p. 118).
3.2 Objetivos da integração
Um dos objetivos da integração de novos colaboradores nas empresas é informa a eles as regras de funcionamento, segurança e comportamento da nova empresa. Construir um ambiente seguro para que os novos colaboradores sinta-se seguros, dar as boas vindas de uma maneira formal e oficial.
Criar uma imagem agradável, positiva e otimista da empresa para o novo colaborador;
· Fornecer orientações básicas sobre "o que fazemos como fazemos, por que fazemos para quem fazemos", enfim, quem é e como vivemos em nosso mundo no qual ele está ingressando;
· Acelerar o processo de aprendizagem sobre o novo cargo, as novas funções e os novos processos para se obter produção e resultados o mais rápido possível.
Para que estes objetivos e outros que possam existir sejam atingidos realiza-se a Integração do novo colaborador, logo após sua admissão, algumas