Integração para funcionarios em empresa alimenticia
Ao contratar um novo funcionário é preciso que a empresa esteja preocupada com a capacitação e qualificação deste profissional para que ele possa vir a desempenhar da melhor maneira possível suas atribuições. Não basta apresentar ao novo colaborador a estrutura da empresa, as pessoas que a compõe e qual será o seu local de trabalho. É preciso que a organização tenha um treinamento onde seja possível integrá-lo de modo eficiente. Um bom treinamento torna o profissional apto à realização de suas tarefas.
Para se ter um empregado motivado, comprometido com o trabalho e com o resultado da empresa, é necessário que ele seja bem recebido, acolhido, informado. Ele deve ser integrado na organização, como o próprio nome já diz, e não somente colocado nela.
Integrar o funcionário é isso, é dar conhecimento a ele da sua importância dentro da organização, é clarear as interfaces do seu trabalho, é apresentar os clientes internos e explicar a sua responsabilidade para com eles, é deixar claro a importância da sua contribuição para a continuidade do trabalho pelo outro, é deixar claro a importância do seu trabalho para o produto final ou serviço comprado pelo cliente.
Essa é uma tarefa do RH, bastante simples de ser colocada na prática. É papel do RH montar um programa de boas vindas, ou de integração como geralmente é chamado, que seja efetivo para o empregado e para a empresa. O resultado é para os dois lados sempre.
Nunca se esqueça de que o principal fator que determinará o sucesso do treinamento e o desempenho do novo funcionário está na coerência entre os valores e as ações da empresa.
a) Apresente ao novo colaborador os seus colegas de trabalho e a empresa;
b) Explique quais são as suas funções e quais as funções de líderes e colegas.
c) Apresente a Missão, Visão e os Valores da empresa
d) Mostre qual é a hierarquia e a conduta que deve ser adotada na empresa
e) Crie um ambiente receptivo e acolhedor;
f) Deixe claro que o setor de RH está aberto a