Empowerment
Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Este poder é o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio.
O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento do empowerment em duas empresas manufatureiras.
Objetivo geral:
Objetivo especifico:
-Analisar o desenvolvimento do empowerment por meio dos estágios evolutivos das áreas de gestão, das configurações organizacionais, das estratégias competitivas, da gestão de recursos humanos e da qualidade, em duas empresas manufatureiras de São Paulo no período de 1993 a 2002.
Justificativa:
-Conhecer e discutir os fatores favoráveis, as particularidades e limitações do empowerment com base nos estudos de casos.
- Dar continuidade ao artigo da revisão bibliográfica sobre o ciclo de implementação, dimensões e tipologias do empowerment (Rodrigues e
Santos, 2001).
2. Tipos de Emporwerment
Ford e Fottler (1996) usam dois parâmetros para propor diferentes tipos de empowerment:a autoridade para tomada de decisão sobre o contexto do trabalho e a autoridade para tomada de decisão sobre o conteúdo do trabalho.
Não há nenhum poder de tomada de decisão associada ao trabalho.
O estabelecimento de atividades (b): representa a essência dos programas de empowermentusados atualmente. Neste parâmetro é dada ao trabalhadoruma grande responsabilidade para decidir sobre o conteúdo do trabalho, e pouca para o contexto.
No empowermentparticipativo (c): representa uma área mais típica de grupos de trabalho autônomos, os quais são usualmente envolvidos na identificação de problemas, busca de alternativas e recomendação da melhor alternativa para o conteúdo do trabalho. Na definição de missão (d): representa uma