TEORIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
2.De que forma devemos escolher, definir e delimitá-lo?
3. O que são hipóteses? Como devemos concebê-las? O que significa as expressões “hipóteses corroboradas” e “hipóteses refutadas?
Respostas
1- Consiste em planejar todas as ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa . Em relação ao tema e ao problema é preciso estar atento aos seguintes aspectos : Caracterização de maneira mais desdobrada, do conteúdo da problemática a pesquisar. Definir os vários aspectos da dificuldade a ser estudada. Esclarecer os limites da pesquisa e do raciocínio demonstrativo, delimitando o tema e o problema. Dar-se conta de que, quanto mais abrangente for, menor a profundidade. Ter gosto pelo assunto a ser desenvolvido é fundamental. Inserir a gênese do problema. Pode-se fazer contraposição com trabalhos que ja versaram sobre o mesmo problema. ( Fonte; Apostila Módulo)
2- Trata-se da escolha do assunto, a definição da perspectiva pela qual será realizada a pesquisa para a dissertação. Toda pesquisa científica se inicia com a formulação de um problema e tem como meta procurar uma solução para o mesmo. A visão clara do tema completa-se com a sua formulação em termos de problema. Ou seja, o tema escolhido deve ser “problematizado”. A colocação clara do problema desencadeia a formulação de hipóteses a serem comprovadas no decorrer do trabalho. A escolha do tema é feita a partir de observações efetuadas, de leituras, curiosidades ou, principalmente, da percepção de determinada carência na área em questão. A definição é o Momento em que se define a proposta de ação do trabalho que deve ser particularizada para uma pergunta de problema a ser investigada. Neste passo determinam-se o campo de ação, os sujeitos envolvidos, um local, um período de tempo – com resposta para as perguntas do tipo: quando? onde? como? quem? por que? É o objeto de estudo contido do problema e tem influência