empowerment
É um conceito de Administração de
Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.
Conceituação Empowerment
O empowerment é uma ferramenta que visa lidar com a lentidão e burocracia em uma empresa. Para ser implementado na empresa, é necessário haver um compartilhamento extensivo das informações, possibilitação de uma verdadeira autonomia e uma diminuição dos padrões hierárquicos e burocráticos.
Conceituação Empowerment
A
autoconfiança, cooperação e proatividade do trabalhador também são estimuladas. O entusiasmo para desenvolver o trabalho aumenta porque a chefia é vista de forma diferente, aberta a sugestões, mas sem descurar das suas próprias responsabilidades, porque continua a desempenhar o papel de liderança. Os 5 Pilares do Empowerment
01 - Delegação de responsabilidade às pessoas pelo alcance de metas e resultados.
02 - Liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho, programas de ação com a ajuda e o apoio do empreendedor.
03 - Atividade grupal e solidária e trabalho em equipe
(tudo deve ser feito em conjunto; a equipe precisa estar coesa, integrada, orientada e apoiada pelo empreendedor). Os 5 Pilares do Empowerment
04 - Participação da equipe nas decisões relacionadas com seu trabalho e com o negócio
(quando participam das decisões, as pessoas realmente se sentem responsáveis por elas).
05 - Auto avaliação do desempenho (a auto avaliação é um importante meio de retroação e de melhoria constante do trabalho).
Os ALAVANCADORES do EMPOWERMENT
Quando as pessoas trabalham em equipe, elas alcançam resultados incrementados, é a sinergia resultante da equipe.
Na verdade, o trabalho em equipe representa a multiplicação dos esforços dos
membros