Empowerment
Administração Da Comunicação
Empowerment
EMPOWERMENT
O movimento de empowerment é fruto da evolução de discussões sobre a libertação dos indivíduos a estruturas que se mostram injustas e opressivas, a partir de uma reflexão sobre a realidade humana.
A idéia de empowerment é de delegação do poder de decisão, alocação de responsabilidade e autonomia dos funcionários de uma empresa. O grande propósito dessa abordagem é promover maior rapidez, flexibilidade e um ótimo rendimento em relação à capacidade de decisão das organizações.
A principal e mais notável atribuição do empowerment é a redução de níveis hierárquicos dentro da organização. Tendo em vista, que a partir do momento que é alocado poder a cada funcionário, os superiores não têm mais a obrigação de controlar e supervisionar todas as ações de seus subordinados, as camadas hierárquicas verticais se desfazem um pouco.
Com o intuito de criar um ambiente de trabalho saudável e motivador, essa hierarquia um pouco mais dividida e, portanto, horizontal, promove maior interação entre os colaboradores. Além disso, devido à liberdade de expressão e de execução de tarefas, também é possível atingir melhores rendimentos.
EMPRESAS QUE NÃO UTILIZAM O EMPOWERMENT
Tudo começa com a estrutura, a qual se mostra centralizada em chefes responsáveis. Estes serão os únicos com poder de resolver problemas e tomar decisões. Aos funcionários fica o comando de esperar as ordens de seus supervisores, para que então possam iniciar suas atividades.
EMPRESAS QUE UTILIZAM O EMPOWERMENT
Instituições que usufruem do empowerment possuem uma estrutura mais horizontal, visto que a todos são atribuídos responsabilidades e poder. Dessa forma, todos são responsáveis, e não é necessário esperar a aprovação de outros para a tomada de decisões.
ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT
Tolerância a erros
É preciso estar atento ao fato de que juntamente com as inovações