Empowerment
Introdução
Num mundo competitivo como o que vivemos atualmente, a centralização do poder e a falta de autonomia dos colaboradores de uma organização compromete os resultados desejados.
No entanto, empresas focadas em seus objetivos buscam alternativas, que elevam o grau de qualidade e melhoria em seus sistemas operacionais, implementado na organização ferramentas que ganham funcionalidade à medida que são exploradas.
Empowerment é uma dessas ferramentas, modernas, que surgiu para descentralizar o poder de decisão de uma organização e ao mesmo tempo explorar a competência e o poder de criativo de seus funcionários.
Uma das idéias desta ferramenta é desburocratizar os sistemas das empresas para torna- las mais ágeis e competitivas no mercado.
2
1.Empowerment
Para que as empresas atuem no mundo globalizado de forma competitiva se faz necessário que estas usufruam de ferramentas que lhes dêem suporte para tanto. Tais ferramentas incluem o individuo como um capital intelectual e criativo tornando-o fundamental para a empresa, melhor desempenhar – se no mercado. O empowerment surgiu, com veemência, no Brasil por volta dos anos 90, como um estilo diferenciado de gerenciamento. “Empowerment é uma cultura diante do mercado”, afirma o consultor sênior do Instituto MVC, Alexandre Freire. Conceituosamente Empowerment é:
“o fortalecimento do poder decisório dos indivíduos da empresa ou da criação de poder decisório para os indivíduos, no caso das empresas mais rígidas e controladas Por meio dessa ferramenta, pretende-se conceder, às pessoas que trabalham na empresa, maiores oportunidades de participarem ativamente do processo de escolha dos caminhos a serem trilhados na eterna busca pela sobrevivência. ”Araujo,2001, p.195.
Power significa poder e este quando é aplicado minimiza a hierarquia ou a distância entre os colaboradores da organização. Valoriza – se quem está em contato direto como o cliente.
De
certa
forma
empowerment