Socialismo
Origem: O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada.
O que significa: O Socialismo procurar a máxima igualdade financeira e política para todos os indivíduos da sociedade. O estado tem o controle total sob a propriedade privada e outras instituições jurídicas. Principais idéias: Tomada do poder pelo proletariado e o controle total do estado das instituições jurídicas, garantindo assim a igualdade para os povos.
O Socialismo ideal foi aquele pensado por Karl Marx, imaginado pelas intensas lutas operárias, de jornadas massacrantes, que implantasse uma sociedade justa diante do capitalismo liderado pela proletariado. O Socialismo real aboliu o poder de contestação dos trabalhadores, centralizou o poder e criou o Estado totalitário.
Pontos negativos do Socialismo: Diferente do que os idealistas socialistas imaginaram e ainda imaginam o socialismo só foi e só é capaz de gerar miséria, milhões de pessoas assassinadas, torturadas e total paralisação do progresso econômico, científico, intelectual e cultural. Alguns regimes socialistas como o Nazismo e Socialismo Russo causaram as maiores tragédias da humanidade. Com o dinheiro em total posse do governo, os cidadãos não podem usufruir de uma melhor condição, estando todos trabalhando em prol da nação . O socialismo tende como sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos de uma sociedade controla todos os outros indivíduos através da coerção e compulsão organizada. Não havendo liberdade individual nem coletiva.
Um exemplo de governo totalitário nesses moldes foi a URSS durante o regime de Josef Stalin, cujo governo é acusado de ter provocado a morte de milhares de militantes do próprio socialismo.
Características negativas do Socialismo:
* O mercado seria pobre; * Nada se teria