socialismo
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu após a Revolução Russa de 1917 e se caracteriza pela idéia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
Socialismo Real
O socialismo real foi um sistema econômico e político que foi implantado na URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e consolidado no governo de Josef Stalin (1924 a 1953). É chamado de socialismo real, pois foi colocado em prática em vários países
Além da União Soviética, o socialismo real foi implantado em diversos países no período Subsequente ao fim da Segunda Guerra Mundial. Cuba, China, Coréia do Norte e os países do leste europeu aliados à União Soviética (Hungria, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia, Polônia, Iugoslávia, Bulgária e Alemanha Oriental).
O socialismo real vigorou na maioria destes países até o final da década de 1980 e início da década de 1990, quando ocorreram as revoluções no leste europeu, o fim da União Soviética e a Queda do Muro de Berlim. O socialismo real continuou existindo apenas em Cuba e na Coréia do Norte.
Principais características
- Estatização dos meios de produção (fábricas, unidades de produção agrícola e bancos);
- Centralização do poder nas mãos de um único partido de orientação socialista;
- Implantação de um sistema forçado de redistribuição de renda, através de controle de salários e atividades econômicas. Este sistema visava acabar com os desequilíbrios econômicos e desigualdades sociais característicos do sistema capitalista.
Socialismo Ideal
Socialismo ideal: é aquele que só existiu na cabeça de seus idealizadores. É um socialismo utópico(é um termo utilizado para falar quando um assunto é idealista; fantasioso; quase impossível de ser realizado) que visa promover a igualdade e a liberdade, coisas que são totalmente opostas, levando em consideração que a promoção da liberdade aumenta consideravelmente as