trabalhos
1. Faça o fichamento do capítulo.
2. O conceito pejorativo de política identificado a "politicagem" muitas vezes se deve a não separação entre o público e o privado. Explique.
O termo politicagem refere-se à política entendida como exercício do poder em favorecimento próprio. Como o poder político deve administrar os bens que são públicos em benefício público, utilizar o poder político em benefício próprio corresponde em última instância confundir bens públicos com bens privados.
3. "À violência é sempre dado destruir o poder; do cano de uma arma desponta o domínio mais eficaz, que resulta na mais perfeita e imediata obediência. O que jamais poderá florescer da violência é o poder." (Hannah Arent) Desta citação conclui-se que o homem violento não tem poder de fato. Que características podemos atribuir ao poder que não encontramos na violência?
Lemos no título acima “O poder legítimo” que “a obediência é voluntária, e portanto livre. Caso contrário, surge o direito à resistência, que leva à turbulência social. A obediência é devida apenas ao comando do poder legítimo... Para tanto, ele precisa ter o consentimento daqueles que obedecem. ...não é condição suficiente para a manutenção do poder a força física”
4. "A política não é ciência. É ação que se inventa. Os transformadores sabem que navegam sem mapa, campeando justiça e a emancipação dos homens." (Marilena Chaui) Explique esta frase, mostrando de que maneira ela só é verdadeira do ponto de vista de uma concepção democrática de poder.
“A democracia supõe o pensamento divergente, isto é, os múltiplos discursos, ela tem de admitir uma heterogeneidade essencial. Então, o conflito é inevitável. O que a sociedade democrática deve fazer com o conflito é trabalhá-lo, de modo que, a partir da discussão, do confronto, seja encontrada a possibilidade de superá-lo. Na democracia a informação deve circular livremente e a cultura não é privilégio de poucos. A circulação não se reduz ao mero consumo de