socialismo
INTRODUÇÃO
Temos o socialismo como o governo de igualdade ao povo, que defende a regulação da sociedade, em metas de coletividade econômica e social, com fins de acabar com a desigualdade, fazendo a divisão igualitária de renda. O socialismo é dividido em duas partes, a primeira que foi o socialismo utópico, fracassado e a segunda que é o socialismo científico.
Socialismo
É um sistema político- econômico criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. O socialismo é um sistema onde não existe direito à propriedade privada e as desigualdades sociais são pequenas. Todos os meios de produção pertencem à coletividade.
Ele propõe que seja extinta a propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
Seguindo esse sistema político- econômico temos o socialismo utópico e o socialismo científico.
Socialismo Utópico
Refere-se à primeira fase do pensamento socialista que se desenvolveu entre as guerras napoleônicas e as revoluções de 1848. Dentre os fundadores do socialismo utópico temos: Saint- Simon, Charles Fourier e Robert Owen.
Os socialistas utópicos acreditavam que a implantação do sistema socialista iria ocorrer de forma lenta, gradual e pacífica, inclusive na boa vontade da burguesia.
Na opinião dos socialistas utópicos, o capitalismo tinha que ser substituído por uma nova sociedade que faria do trabalho uma virtude essencial, um prazer.
Os motivos que levaram o socialismo utópico ao fracasso foram:
* No início do século XIX não tinha um clima que acolhesse a teoria da luta revolucionária pelo proletariado;
* Não se conhecia os caminhos e meios que permitiriam introduzir a nova sociedade socialista;
* Plano de organização de sociedade igualitária, baseado na sociedade coletiva.
Socialismo Científico
Também conhecido como socialismo marxista ou