Informatica Na Educação
Informática na educação
Resumo:
A informática vem evoluindo gradativamente e assim vai tornando-se cada vez mais importante para vida de modo geral. Mas na contra mão da informática vem à educação que sofre do descaso do governo que sempre apresenta as mesmas medidas.
A computação hoje esta sendo usada para melhorar esse quadro caótico onde e como uma ferramenta para um melhor ensino através da internet.
O objetivo deste artigo é exibir conceitos básicos do que é computação educacional, softwares utilizados, suas vantagens e desvantagens, as novas tendências do uso da informática na educação tendo em vista a experiência e os atuais avanços computacionais.
Segundo (TAJRA, 2000).
“A importância da utilização da tecnologia computacional na área educacional é indiscutível e necessária, seja no sentido pedagógico, seja no sentido social. Não cabe mais à escola preparar o aluno apenas nas habilidades de linguística e lógico-matemática, apresentar o conhecimento dividido em partes, fazer do professor o grande detentor de todo o conhecimento e valorizar apenas a memorização. Hoje, com o novo conceito de inteligência, em que podemos desenvolver as pessoas em suas diversas habilidades, o computador aparece num momento bastante oportuno, inclusive para facilitar o desenvolvimento dessas habilidades – lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, espacial, musical, naturista e pictórica.”
Introdução:
Tudo começou por volta da década de 80, onde Papert introduziu um movimento chamado de: A filosofia e Linguagem. Por meio de tal movimento, Papert propôs a ideia de que o computador é um grande filtro de ideias e conceitos complexos, permitindo assim que o aluno trabalhe de uma maneira mais simples e clarividente.
Atualmente, todos nós conhecemos os benefícios do uso de recursos informáticos na educação, porém tal uso ainda é considerado polemico, pois muitos