mitos e lendas
Povos Americanos -
Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesomérica. Muitas dessas civilizações desapareceram em consequência da colonização, que se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje.
Astecas –
Localização - O povo asteca foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México.
Capital – A capital do império Asteca era Tenochtitlán.
Moeda - As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
Religião - Eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixaria de funcionar.
Gastronomia - O ingrediente mais importante da culinária asteca era o milho, uma safra tão importante para a sociedade asteca que tinha um papel central em sua mitologia. Existia numa quantidade inestimável de variedades, que eram diferentes em cor, textura, tamanhos e prestígio, e era consumido na forma de tortillas, tamales ou atolli, uma espécie de mingau.
Pontos Turísticos - Um dos pontos turísticos obrigatórios são as pirâmides de Teotihuacan e Chichen Itzá. Teotihuacan fica a 50 km ao norte da Cidade do México e é possível observar pinturas místicas como figuras de deuses, seres noturnos entre outros.
Maias –
Localização - A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).
Capital – Chichen Itzá.
Moeda - Na antiga Civilização Maia, as penas da cauda do quetzal eram usadas como moeda.
Religião - Os maias, ao serem