Mitos e lendas
Os mitos e lendas fazem parte da cultura do homem amazônico, interferindo na formação de sua identidade, são apresentados como uma tentativa de explicar a realidade, como resposta e explicação da origem do mundo, o que é reproduzido através de cerimônias religiosas, que por sua vez, mantêm vivo o mito, dentro de uma visão antropológica. Esse mito é apresentado como explicação do inexplicável, dizer estabelecendo a diferença entre o sagrado e o profano. Essa relação influencia para quem aceita o mito, na própria formação da identidade, principalmente quando se trata da cultura do homem amazônico. O mito aqui retratado é o modo de ver sentir e dimensionar a realidade, e como tal faz parte do próprio processo de formação da identidade, mesmo com o bombardeio da globalização e do neoliberalismo, que determina padrões de comportamento numa sociedade pósmoderna e pós-industrial, onde o interesse econômico sobrepuja as culturas minoritárias, mesmo a despeito de tudo isso o mito sobrevive. E é exatamente a esse respeito que esse trabalho se propõe a fazer uma reflexão sobre os mitos e lendas da região amazônica, sua importância, validade e sua relação com a formação da identidade.
Conclusão
Concluímos, lendo os sobre os mitos amazônicos apresentados, que a região Amazônica é considerada um mito que ainda não foi totalmente desvendando. Ela é retratada como uma floresta de lendas, estórias encantadas, músicas, danças, símbolos, sonhos, manias e aspirações de um povo, demasiadamente estigmatizado por causa de sua cultura, ainda que estando inserido num mundo globalizado onde se tenta de toda maneira aculturar as culturas minoritárias.
Lenda da Iara
A lenda da Iara é de origem indígena popular da Amazônia, também conhecida como "mãe d'água", Iara é uma linda sereia de pele morena, cabelos longos, olhos castanhos que vive no rio Amazonas.
Segundo a lenda, Iara era uma jovem indígena muito conhecida nas tribos das margens do rio Solimões por se