Informatica na educação
FACIMAB - Faculdade De Ciências Sócias Aplicadas de Marabá
12/09/2011
RESUMO
O uso e desenvolvimento da informática levaram o computador a se tornar uma parte do cotidiano das pessoas. A educação não deve ficar alheia a esse processo, isso impõe aos profissionais envolvidos o enfrentamento de novos desafios. O uso de softwares de escritório na produção de material didático surge como uma maneira de contornar a falta de uma infra-estrutura condizente com as necessidades, além de permitir uma abordagem mais próxima da realidade do aluno.
Palavras-chave: Informática na educação; Softwares de escritório em educação; Ferramentas de informática em educação.
1. INTRODUÇÃO
A versão moderna dos computadores surge na década de 80 com o uso da interface gráfica implicando uma maior interatividade com o usuário e pela redução no preço final dos equipamentos. Datam desta época as primeiras experiências de uso do computador em sala de aula. Muitas dessas experiências se mostraram infrutíferas ou por falhas na infra-estrutura ou pela falta de clareza das diferenças entre informática na educação e educação em informática (LEVY, 1997). A origem desta confusão se mistura com a própria história da informática.
Usar o computador antes do advento da interface gráfica implicava na necessidade de conhecimentos razoáveis em programação e mesmo sobre o funcionamento da máquina. Isso demandava tempo e criava dificuldades para pessoas de outras áreas. Nessa época era muito difícil distinguir informática na educação de educação em informática já que a primeira implicava necessariamente numa prévia passagem pela segunda. A interface gráfica juntamente com a massificação do computador pessoal trouxe consigo uma simplificação no uso dos computadores. Com isso, além dos computadores estarem disponíveis a população por preços compatíveis, ficou muito mais fácil utilizá-los, sem a necessidade de se aprender toda uma gama de códigos. Códigos