Desafio de econimia anhanguera
Autores Marcia Leila Dreher Garin – RA 302524 Sonia Mara Azevedo dos Santos – RA 292594 Thiago Cavalheiro Ferreira de Oliveira – RA 291611 Cristina Menezes da Silva – RA 291613 Bruna Vanderleia Portella Mendes – RA 291645 Luciano Torres da Silva – RA 348088
ECONOMIA
Porto Alegre, 2011 1. Introdução A Economia é uma ciência que surge a partir de uma questão aparentemente muito simples: a alocação de recursos escassos. Por recursos, entende-se não apenas dinheiro e recursos financeiros, mas também disponibilidade de matéria-prima, trabalhadores, terrenos etc. E, como bem se sabe, os recursos são limitados. Ainda que você seja a pessoa mais rica do mundo, sua conta bancária tem um valor que indica a quantidade máxima de recursos que você pode comprar (mesmo que ela seja, nesse caso, enorme). Como é possível, portanto, viver em um mundo com recursos escassos? Escassez não diz respeito apenas a potencial falta de algo, mas simplesmente à sua limitação, ou seja, ao fato de que esse “algo” não pode ser utilizado irrestritamente, é finito. Os conceitos e princípios básicos da economia são a base deste trabalho. Vamos caracterizar seus fundamentos, microeconomia, formação de preço, produção e mercado, comportamento da oferta e da demanda, bem como as noções de macroeconomia.
2. Fundamentos da Economia 1. Custo de Oportunidade
A transferência dos fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem X para se produzir mais do bem Y. O custo de oportunidade também é chamado de custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada.
Como exemplo tem a questão que aparece no site: Folha.com (WWW.folha.uol.com.br –