Economia
ETAPA 2
MICROECONOMIA: FORMAÇÃO DE PREÇOS
Divisão da Ciência Econômica que analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. A Microeconômica não deve ser confundida com a Economia de Empresas, pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. Do ponto de vista da economia de empresas, se estuda uma empresa específica e prevalece a visão contábil-financeira, na Microeconomia prevalece a visão do mercado.
MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS
As companhias que não se aproximam da maximização dos lucros provavelmente não sobreviverão. As empresas que sobrevivem em setores industriais competitivos tornam o planejamento de lucros a longo prazo uma de suas mais altas prioridades. As empresas que tem permanecido por longos anos atuantes no mercado provavelmente cuidam muito bem de seus lucros, mesmo que seus administradores estejam aparentemente envolvidos em outras atividades. O resultado financeiro positivo ( Lucro ) de uma empresa corresponde a diferença entre Receita ( total ) e Custo ( total ). Logicamente quanto maior for a diferença entre receita e custo, a empresa terá um retorno monetário mais satisfatório. A empresa consequëntemente adota um determinado nível de produção capaz de maximizar seus lucros, como mostra a equação: L (f) = R(q) - C(c).
As variáveis : L ( Lucro ); R ( Receita ) e C ( Custo ); dependem diretamente do nível de produção que uma determinada empresa deseja alcançar.
Suponhamos de um lado que o nível de produção seja inferior ao nível determinado como meta por uma empresa, temos: se essa empresa aumentar seu nível de produção, gerará mais receita do que custo. Pode-se medir quanto se