Industrias sucroalcooleiras
Uma grande cidade com potencial para agroindústria.
Cascavel é um município brasileiro localizado na região oeste do estado do Paraná, com 305,615 habitantes, conforme estimativa do IBGE, de agosto de 2013.
Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.
Com área de 2.100,831 km², é considerado um polo estratégico
Conhecida em seus primórdios como encruzilhada, por estar localizada em um grande entroncamento rodoviário, Cascavel têm uma estratégica posição geográfica e ponto de passagem obrigatória para vários destinos, como os estados de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, portos do litoral e ainda o Paraguai e Argentina. Facilitando assim o transporte das agroindústrias.
O principal setor econômico de Cascavel é o agronegócio, a cidade já possui mais de 4000 estabelecimentos agropecuários. Ainda há cerca de 9000 estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.
Indústrias sucroalcooleiras
A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a indústria sucroalcooleira brasileira. A agroindústria da cana envolve etapas, como: produção e abastecimento da indústria com matéria-prima; gerenciamento dos insumos, resíduos, subprodutos e da versatilidade da produção - de açúcar ou álcool; armazenamento e comercialização dos produtos finais. Estas etapas devem ser executadas com o emprego de técnicas eficientes de gerenciamento.
Na indústria, a cana pode ter dois destinos: produção de açúcar ou de álcool
A colheita, carregamento, transporte, pesagem, pagamento da cana pela qualidade, descarregamento e lavagem (Figura 1) são operações determinantes para um bom desempenho industrial. Estas etapas devem ser realizadas em sincronia com as operações industriais para que não ocorra sobreabastecimento.
Estrutura e processo.
Para ambos os processos a cana, primeiramente, é moída através de uma pressão mecânica dos rolos da