hidraulica
Para a determinação do coeficiente de descarga (cd), coeficiente de contração (cc) e coeficiente de velocidade (cv)no orifício de fundo, é acionada a bomba e aberto o registro do laboratório que faz com que a água seja liberada a uma dada velocidade no canal e passada pelo orifício existente. São feitas as leituras e anotados os resultados da diferença de altura na coluna do manômetro, em metros de coluna d’gua. Utiliza-se para a realização do experimento o tubo de diafragma, o manômetro, o canal retangular com comporta de fundo, água, régua e termômetro.
Para encontrar o valor da vazão no tudo de diafragma foi necessário calcular a área da seção interna da tubulação em m². Em seguida calcula-se o coeficiente de descarga suposto, chamado de cd’, encontrado pela fórmula do cálculo da vazão no orifício do fundo que é considerada igual à vazão no tubo de diafragma, para encontrar o coeficiente de descarga suposto calcula-se a área do orifício(Ao). Com o resultado do cd’ é possível então encontrar o coeficiente de descarga real (cd). Para a fórmula do cd, é necessário anteriormente calcular-se o coeficiente de forma (K) através da divisão do perímetro sem contração pelo perímetro total. Então calcula-se o coeficiente de contração , pela divisão entre as áreas ,da seção contraída pelo orifício, e por fim chega-se ao coeficiente de velocidade , cuja fórmula envolve apenas o coeficiente de contração(cc), coeficiente de descarga(cd) e o procurado coeficiente de velocidade(cv).
Resultados
Cálculo da vazão no tubo de diafragma: Qtd=k.m.s.√(2g(dgh-1)*∆h)
Nomenclatura : K = coeficiente de forma = 0,676 m= 0,45 S= área da tubulação g= gravidade = 9,8 m/s² dhg = densidade relativa do mercúrio = 13,6. ∆h = variação na altura do manômetro em mca . ∆h=L1-L2 L1=6,6 L2=2,8
S=(π*D²)/4 = 4,78*〖10〗^(-3) m²
Qtd=0,676*0,45*4,78*〖10〗^(-3)* √(2*9,81*(13,6-1