Indivíduo, liberdade, e a democracia, para stuart mill e tocqueville
Indivíduo, Liberdade, e a Democracia,
para Stuart Mill e Tocqueville.
___________________________________
Janderson Teixeira Carnaúba *
Thiago Estevam de Souza Gomes**
Resumo
Neste artigo veremos a Democracia como sendo um processo inevitável para as sociedades em geral, a importância da liberdade para existência e manutenção do processo democrático, e partindo dos princípios de Stuart Mill e Tocqueville de Tocqueville, a necessidade da liberdade dos indivíduos, para poderem manifestar e se organizarem na busca de seus ideais.
Palavras-chave: Indivíduo, Liberdade, Igualdade, Democracia.
* Universidade Federal de Alagoas Graduando em Ciências Sociais
** Universidade Federal de Alagoas Graduando em Ciências Sociais Neste artigo trataremos de um fator indispensável para o processo democrático na sociedade, veremos que para Stuart Mill, a Liberdade deve ser garantida a todos os cidadãos, que na Democracia faz se necessário que a pessoa que esteja no comando, realize boas ações para os indivíduos. Os vários estágios em que a sociedade passou, os homens passaram a reivindicar e lutarem pelo direito a Liberdade, que constantemente foi negada por algum governo tirânico. Antes do regime democrático, os governantes conquistavam o poder e controle da sociedade, fora dos princípios democráticos, sem a participação dos indivíduos na escolha desses governantes.
Com o passar do tempo, o povo percebeu a necessidade de ter governantes, que fossem a favor dos ideais do povo, e que Eles quem deveriam escolher essas lideranças, identificado com os anseios dos indivíduos. Os problemas que podem acontecer em uma sociedade democrática, as tiranias que possam ser praticadas, a sociedade torna-se obrigada a estar sempre vigilante nas decisões que os governantes executam.
Nenhum individuo pode prejudicar, nem causar danos algum, a qualquer pessoa, e caso isso