Conceito da transmissão de informação
ESCOLA TÉCNICA OSCAR TENÓRIO
Aula: 02
Ano: 2012/1
Conteúdo:
Transmissão de dados; Classificação das redes (PAN, LAN, MAN e WAN); Topologias físicas; Equipamentos de rede.
__________________________________________________________________ Este material será composto por partes relevantes de outras fontes de informação.
2.
CONCEITOS DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO
O processo de transmissão existe independentemente dos sistemas de processamento de dados, ou seja, este processo está inserido em nossas tarefas habituais. No simples diálogo entre duas pessoas, através de um aparelho telefônico, estamos consolidando este processo. A figura abaixo apresenta um exemplo de uma conversa telefônica entre duas pessoas e os processos de transmissão que basicamente estão envolvidos.
PARTES ENVOLVIDAS
TRANSMISSOR MENSAGEM CANAL DE TRANSMISSÃO
EXEMPLO
PESSOA QUE FALA CONVERSAÇÃO CONEXÃO REGRAS DE COMUNICAÇÃO:
PROTOCOLO
• MESMO IDIOMA • UM FALA OUTRO OUVE
RECEPTOR
PESSOA QUE OUVE
Direitos reservados ao Centro de Treinamento Técnico – NEC do Brasil S.A. Proíbido reprodução total ou parcial.
4
2.1.
MODOS DE TRANSMISSÃO
O fluxo de dados normalmente é dividido em octetos, que por sua vez são compostos de oito bits. Os dados digitais podem ser enviados através de linhas de comunicação no modo serial ou no modo paralelo. Em ambos os casos, a transmissão de octetos será realizada através do modo serial. A figura abaixo apresenta as características dos modos básicos de transmissão.
MODOS DE TRANSMISSÃO
Conceito: SERIAL
DESCRITIVO
Consiste na transmissão de um único bit por vez, utilizando apenas uma via para transferência de informação. È o método de transmissão mais comumente utilizado em redes de comunicação de dados. Características:
11101010 octeto 2
00001101 octeto 1
Estação
-
Mainframe
-
Utilizado em