É NOIS
Teoria da Igualdade e Liberdade
Trabalho: Democracia, Igualdade e Liberdade.
Araraquara 13/05/2013
Introdução:
O objetivo desse trabalho é mostrar o conceito de democracia, igualdade e liberdade na visão de John Stuart Mill, Alexis de Tocqueville, Benjamin Constant e Karl Marx e mostrar as similaridades e divergências com que tais autores interpretam esses conceitos.
Democracia, Liberdade e Igualdade para John Stuart Mill:
John Stuart Mill é um dos precursores da doutrina política intitulada de liberalismo, e foi um grande expoente do utilitarismo. Em seu “Ensaio sobre a Liberdade” (1859), o autor mostra e demonstra a importância da liberdade moral e econômica do individuo em relação ao Estado.
Mas Mill não trata de uma liberdade absoluta, mas sim de uma liberdade civil, ele reconhece a necessidade de um controle social, mas tal não deve ser ilimitado. Ele diz que “Sobre si mesmo, sobre seu próprio corpo e sua mente, o individuo é soberano”. Ele também considera que a liberdade não caracteriza um direito natural, mas sim a liberdade como a preservação da esfera das decisões individuais.
Mill alerta que dentro de um sistema democrático a principal ameaça a liberdade seria a dita “ditadura da maioria” (interesses de classe que seria a classe numericamente dominante), que pode ser operacionada diretamente pela sociedade, portanto “Há um limite para a interferência legitima da opinião coletiva sobre a independência individual”.Nesse sentindo segundo o autor é fundamental proteger a liberdade de pensamento e expressão, assim a sociedade só pode ser considerada livre se nelas a liberdade não forem absolutas e sem reservas a supressão da liberdade é um mau progresso a sociedade.Para ele a liberdade é o fundamento de toda a igualdade dos homens.
Em “Considerações sobre o Governo Representativo” (1861), ele defende que os cidadãos tem o dever de participar dos negócios do Estado. Ele