Análise de qualidade da agua do córrego e do lago em frente ao ru da UFSC
Florianópolis/SC
Relatório:
Foram analisadas no dia 29 de maio de 2014, nas dependências do Laboratório Integrado de Meio Ambiente (LIMA), duas amostras de água, sendo uma do Córrego que passa pela Universidade e a outra do lago em frente ao Restaurante Universitário.
Nestas análises foram realizados os seguinte métodos:
Determinação de Cor: Espectrofotométrico (para cor verdadeira e cor aparente)
Determinação de pH: Phmetro
Determinação de Turbidez: Turbidímetro
Determinação de Condutividade: Condutivímetro
Phmetro – Determinação do Ph
O Phmetro é um material de laboratório utilizado para medir o pH das substâncias. Seu funcionamento consiste em dois eletrodos: um de referência e um indicador. O eletrodo de referência é aquele que possui um potencial constante e o indicador é aquele que adquire o potencial da amostras. Estes eletrodos são acoplados a um potenciômetro, ou seja, um medidor de diferença de potencial. Este eletrodo, ao ser submerso na amostra, gera milivolts que posteriormente são convertidos para uma escala de pH. Na hora de medir o pH da amostra, alguns cuidados devem ser tomados, tais como: calibração correta do aparelho, lavar o eletrodo com água destilada a cada nova medição, entre outros. .
Segundo o CONAMA 357, o pH deve variar entre 6,0 e 9,0. No laboratório, através do pH-metrô, obtivemos os seguintes resultados: Lago RU: 5,61 Córrego: 6,04 Analisando as amostras, chegamos a conclusão de que a água do Córrego se encaixa nos padrões estabelecidos pelo CONAMA, porém a água do Lago próximo ao RU está um pouco fora do limite dessa classificação.
Condutivímetro - Determinação da condutividade
O condutivímetro é um equipamento que se utiliza de dois eletrodos, uma ponte de Wheatstone e uma cela de condutividade, para medir a resistência da amostra. A célula de condutividade deve ser calibrada com água destilada antes de iniciarem-se as análises. O método