Trabalho de Política
Larissa Nunes Ziviani
Araraquara 2014
Introdução
O trabalho a seguir busca uma discussão sobre os conceitos de liberdade e igualdade entre os autores: Rousseau, Constant, Tocqueville, Stuart Mill e Marx, no qual cada um em sua determinada época, contribuiu para a filosofia, sociologia, ciência política e ciências econômicas construindo teorias sobre os assuntos citados a cima, entre outros.
Desenvolvimento e Discussão
Jean Jaques Rousseau nasceu em 1712 em Genebra (Suíça) e faleceu em 1778 na França, vivendo no período do Iluminismo, fato que o motivou a afirmar que o progresso iria corromper a moral e os bons costumes. Escreveu a obra “Do Contrato Social” publicado em 1762 onde afirmou que “o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros", dando início a discussão sobre liberdade e igualdade.
Em outras palavras, os homens nascem livres mas estão presos pelas convenções, ou seja, os homens não seriam completamente livres. De acordo com Rousseau nada justifica a escravidão e por esse motivo propõe encontrar uma forma de associação que defenda e proteja os indivíduos.
Em o “Contrato Social” o autor propõe soluções para amenizar a desigualdade social entre os homens e é a partir desse fato que Rousseau defende a criação de um contrato, relatando que o Estado tem como finalidade o conceito do bem comum, este seria consequência da vontade geral