TRABALHO DE POLITICA
UNIDADE TOLEDO
EDUCAÇÃO FISICA
LUIS GUSTAVO CASSEL
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
TOLEDO-PR
2015
Luis Gustavo Cassel 00179620
POLITICA EDUCACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unidade Toledo, como requisito parcial para a obtenção de nota parcial da disciplina de Políticas Educacional. A pedido da Profa. Silvana dos Santos da Silva.
TOLEDO-PR
2015
AS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS E A EDUCAÇÃO
Ao longo da história a dimensão teleológica da atividade estatal, foi evoluindo até onde a compreensão, que segundo qual a finalidade do estado é o interesse em conjunto. Assim, o estado moderno tem a visão de uma ordem de valores, sendo esta ordem a constituição, o então cursor da vida pública e liberdade dos cidadãos. No estado democrático a constituição é o fundamento dos direitos, cumprimentos, e de onde vem a autoridade legitima consentida. No Brasil, as constituições ao longo do tempo foram tendo conquistas fracas em um ritmo na história, entretanto foi todo o processo brasileiro de aproximação entre direito políticos e sociais.
A Educação quando inclusa como direito fundamental de todo cidadão contribuiu para representar ou demonstrar a construção de uma Escola de padrão básico, vazada em um modelo organizacional de objetivos convergentes, logo estruturado à luz de marcos normativos comuns. No entanto, até se chegar a este estágio, foi demorada como se pode verificar de uma visão-síntese das várias Constituições brasileiras.
A Constituição imperial de 1824 incorporou a iniciativa de implantação de colégios e universidades ao conjunto de direitos civis e políticos, além de fixar a gratuidade do ensino primário.
Já em 1834, foi criada a Assembleias Legislativas Provinciais, cabendo-lhes a atribuição de legislar sobre instrução pública.
Entretanto, o que parecia na Constituição imperial uma incursão tirando o foco no formato organizacional