Trabalho de politica
O Estado Moderno, tem a raiz absolutista, e por consequencia, nos primeiros séculos teve suas caracteristicas confundidas com o Estado absolutista.O poder público era entendido como inimigo da liberdade individual. Qualquer atitude tomada em prol do bem comum era vista como não legítima. Paralelamente a burguesia que já ocupava um lugar privilegiado perante a sociedade da época, devido ao seu altopoder economico, passa a preconizar a intervenção mínima do Estado na vida social, e consideravam a liberdade contratual como um direito natural dos individuos. Com o passar do tempo,sob influencia do jusnaturalismo outros direitos naturais foram sendo lembrados e inclusos,principalmente na esfera economica.O objetivo era impedir que o Estado interferisse na manutenção e o uso dos bens privados,ou mesmo que criasse alguma restrição aos termos de qualquer contrato.O autor cita Adam Smith que condena qualquer intervenção do Estado e sustenta que cada homem é o melhor juiz de seus interesses e detém a liberdade de agir sobre eles segundo sua vontade.
Dalmo Dallari cita também Stuart Mill que acredita que ''O individuo é o melhor árbitro de seus interesses do que o Estado não podendo haver mal maior do que permitir que outra pessoa julgue o que convém a cada um. Assim,qualquer erro que alguém cometa,consiente ou inconcientemente não produz tanto mal quanto a submissão ao Estado.''
Após essa passagem surgem obras de inúmeros juristas que,em suma,afirmam que a economia privada deveria ser apenas reponsabilidade dos individuos.O Estado deveria se abster a proteger e encorajar o bem das pessoas,e não coordena-los do ínicio ao fim.Seu papel seria então acessório,secundário, a fim de garantir o mínimo da estrutura para que os individuos pudessem desenvolver seus assuntos privados obejtivando a evolução de sua própria educação mental, além de manter os interesses sendo promovidos pelo próprio individuo o que traria resultados mais consistentes.