Sistemas operacionais
Banco de Dados
Professor: Daniel Bastos
Capítulo 1
Introdução
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados. O conjunto de dados, comumente chamado de banco de dados, contém informações sobre uma empresa em particular. O principal objetivo de um SGBD
É proporcionar um ambiente tanto conveniente quanto eficiente para a recuperação e armazenamento das informações do banco de dados. SGBDs são projetados para gerir grandes volumes de informações. Devem possuir mecanismos para definição e manipulação de dados, além de prover compartilhamento e segurança dos mesmos.
1.1 Sistema de Processamento de Arquivos
Como exemplo, considere a área de um banco responsável por todas as informações de seus clientes e de suas contas-poupança. Um modo de guardar as informações no computador é armazená-las em sistemas de arquivos permanentes. Para o acesso aos dados foram desenvolvidos os seguintes módulos de programas: _ Programa para débito e crédito na contabilidade. _ Programa para incluir novos registros na contabilidade. _ Programa para balanço da contabilidade.
À medida que surge na necessidade, outros módulos são desenvolvidos.
Considere que os programas foram desenvolvidos em Pascal (poderiam ter sido desenvolvidos em Clipper, Cobol, Basic, etc) e que a estrutura do registro de cliente é: type Cliente = record nome:string; rua:string; cidade:string; cep; end;
Neste Sistema de Processamento de Arquivos que acabamos de descrever, os registros são armazenados em vários arquivos e diversos programas são escritos para extrair e gravar estes registros.
Obter informações organizacionais em sistemas de processamento de arquivos apresenta numerosas desvantagens:
_ Redundância e inconsistência de dados: Redundância é a característica onde um elemento de informação