Sistemas operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS
Introdução
Este artigo descreve as principais características do sistema operacional Microsoft Windows. Partindo da conceituação de “Sistema Operacional”, são analisados os principais aspectos do Windows, bem como a sua evolução no tempo, através do lançamento de inúmeras versões. Em seguida, procura-se explicar os motivos para o grande sucesso mundial atingido pela família Windows desde o seu lançamento. Por fim, é feita uma comparação do Microsoft Windows com o seu grande concorrente, o Linux.
Desenvolvimento
1. Conceitos Essenciais
Segundo Guedes (26/04/2007), sistemas operacionais é um programa (software) ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. É comum utilizar-se as abreviaturas SO (em português) ou OS (do inglês “Operating System”). Existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
(I) pela perspectiva do usuário (visão “top-down”), é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware);
(II) numa visão “bottom-up”, de baixo para cima, é um gerenciador de recursos, controla quais aplicações (processos) podem ser executados, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.
Se não existissem os sistemas operacionais, todo programa desenvolvido deveria saber como se comunicar com os dispositivos do computador que precisasse utilizar, afirma Guedes (26/04/2007).
2. A Microsoft Windows
2.1 Conceitos
Conforme conceitua Cardoso (24/12/2007), Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft desde 1983, empresa