Riscos E Seguran As Final
Introdução
São vários os meios de transporte existentes em todo o mundo, sabemos que todos possuem um risco de acidente e que alguns levam vantagens e desvantagens em relação aos outros.
Depois da invenção da roda, os seres humanos começaram a desenvolver diversas formas de transportar pessoas e produtos, depois de um tempo conseguiram inclusive tecnologia para fazer isso pelo ar ou através de trilhos, não utilizando mais a roda.
Todos os dias utilizamos diversos meios de transporte para conseguirmos nos locomover mais rápido e/ou para distâncias maiores.
Rodoviário:
No Brasil, representa a maior parte dos transportes, seja de carga ou de pessoas. Os veículos usados nesse tipo de transporte terrestre são os carros, ônibus, caminhões e motocicletas.
Seguranças:
Rastreadores com comunicação por satélite, com comunicação por celular e os híbridos, que utilizam os dois meios. Eles são dotados de dispositivos como sensores de abertura de portas tanto para veículo, como para baú, sensores de desengate da carreta, sensores de violação do painel, dispositivos de sirene e pisca, bloqueadores de ignição do motor, travas de quinta roda e botão de emergência para ser acionado pelo motorista. E existem também equipamentos de rastreamento instalados no veículo como redundância ao principal, rastreadores instalados na carreta e até mesmo rastreadores miniaturizados instalados no interior da carga. Outra fator importante deste modal é que existem rodovias e estradas em praticamente todos os locais.
Riscos: Problemas relacionados com o manuseio, roubo, furto ou acidentes, clima, trânsito e estradas ruins.
Para o motorista:
Doenças infecciosas,Violência e agressão, Trabalho solitário, Longa permanência na posição de sentado e exposição a vibrações, Riscos de acidente, designadamente durante as operações de carga e descarga
Dutoviario
Consiste em transporte de líquidos e gases combustíveis em