Inclusão
NATALINA LUIZ DA SILVA
RESUMO
A inclusão tem sido um tema muito debatido nos últimos anos, sendo que para que ela ocorra verdadeiramente é preciso que haja um trabalho conjunto na escola, que envolve a família e todos os profissionais presentes nesta instituição. O interesse pelo debate sobre como promover o processo de inclusão surgiu a partir da observação de que a participação da família muito tem deixado a desejar nas escolas e que é preciso que a mesma seja intensificada, principalmente a partir das contribuições e da abertura dada pelos professores. Sendo assim, este artigo tem como objetivo discutir a participação de professores e da família na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Sua elaboração contou com discussões bibliográficas que basearam-se em autores como Ferreira (2005), Morin (2001), dentre outros autores. A partir de sua elaboração foi possível perceber que a inclusão é um processo demorado e contínuo, onde todos precisam doar-se mais por uma escola que respeita as diversidades, que tem problemas, mas que os mesmos podem ser resolvidos a partir da cultura da participação, onde família e escola trabalham de forma conjunta.
Palavras-chave: Inclusão. Escola. Família. Professor. Democracia.
Introdução
As últimas décadas foram marcadas pela busca da construção de uma educação de maior qualidade e que fosse destinada ao maior número de pessoas possíveis e neste contexto também destacou-se a busca pela inclusão, no sentido de que pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais precisavam fazer parte da escola regular e ter contato com os alunos tidos como “normais”, para que dessa forma, acabasse o preconceito e que esses alunos se sentissem capazes de aprender e de se desenvolver dentro de suas possibilidades.
Mas a inclusão não é um processo simples como muitos acreditam, principalmente porque é preciso vencer o preconceito, lidar com as dificuldades de