Inclusão
Beatriz Ecker
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Pedagogia/Licenciatura (647)
RESUMO
Este trabalho pretende discutir a inclusão de pessoas com necessidades especiais no âmbito escolar e social. Parte do pressuposto de esses ambientes ainda são lugares que necessitam de grandes mudanças para fazer acontecer à inclusão. Mas a inclusão tem acontecido apenas como um mero entrosamento de alunos e com alguns ajustes no espaço físico, porém ressalta-se que para que a mesma aconteça é necessário que haja a participação de todos os indivíduos interessados e envolvidos nesse processo. Dessa forma vemos que profissionais, educadores, família e governantes assumem um papel de grande importância no que diz respeito à inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais. Contudo vemos que é possível incluir as pessoas com necessidades especiais, pois dessa maneira a pessoa com deficiência descobrirá as suas próprias habilidades e competências, desenvolvendo-se e habilitando-se para um total entrosamento dentro da sociedade.
Palavras-chave: Inclusão. Educadores. Deficiência.
1 INTRODUÇÃO
A inclusão é um movimento desencadeado em função da defesa dos diretos de todos de serem livres e de participarem ativamente de todos os segmentos educacionais sem nenhuma discriminação, para que isso aconteça é necessário que haja ações políticas, sociais e pedagógicas.
A inclusão que tanto falamos e de que tanto ouvimos falar nada mais é do que o anseio pela democracia, mas não é nada inclusiva, pois, já não sabemos mais como efetivar tal movimento. O verdadeiro conceito de inclusão dificilmente é utilizado, onde o que geralmente ocorre é que a maioria acredita ser ela uma forma de discriminar.
Portanto, para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas