Matriz Atividade Individual Marcella Oliveira
Módulo: 4 - Meio Amb. e Com. Exte.
Título: Ambiente e Comercio Exterior
Aluna: Carla Pires
Disciplina: Gestão Ambiental e
Desenvolvimento Sustentável
Atividade: Pos. Crítico 6.2.2
- Antagonismo e Implicações
Turma: GPJ02 - MBA em
Gerenciamento de Projetos - Pouso
Alegre/MG
Introdução
Este trabalho mostra uma seleção sucinta e objetiva de implicações mútuas entre questões socioambientais e comércio exterior, razões para o antagonismo formado por meio ambiente e comércio exterior e pontos positivos e negativos deste antagonismo. Justificativa
O tema abordado neste trabalho é de grande importância pelo fato de influir fortemente no desenvolvimento sustentável. Esta importância se deve também pelo fato de haver muitas dúvidas e polêmicas sobre o estabelecimento do equilíbrio entre comércio e conservação do meio ambiente. Uma lista objetiva de temas relacionados a esse assunto visa uma aproximação às repostas para estas dúvidas.
Desenvolvimento
A dependência de um sistema econômico é característica reconhecida por nossa sociedade há vários séculos. Mas a dependência ambiental passou a ser reconhecida somente nas últimas décadas.
Adequar o sistema comercial mundial a esta nova consciência ambiental é algo que naturalmente não pode ser feito sem conseqüências mútuas entre comércio e ambiente. A seguir estão listadas algumas características da relação comércio-ambiente, em termos de implicações, antagonismo e pontos positivos e negativos:
Implicações da questão socioambiental no comércio exterior:
1) Visão de que a proteção ao meio ambiente funciona como freio ao crescimento econômico. Castro (2003).
2) Conversão recente da proteção ao meio ambiente em oportunidades no contexto comercial. Castro (2003).
3) Dificuldade de distinção entre regras ambientais legítimas e regras ambientais restritivas (protecionismo) por parte dos exportadores. Castro
(2003).
4) Subsídios à produção interna de países ricos gera excedentes de produção e