INCLUSÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Turma: EF3T1
Professora: Andreza Barroso
Disciplina: Fundamentos histórico-metodológicos da Capoeira
Alunos: Patricia Martins
CAPOEIRA INCLUSIVA, CAPOEIRA PARA SURDOS
A inclusão das pessoas surdas tem sido um grande desafio, há muito tempo a comunidade surda vem lutando por melhores condições de vida pessoal e escolar. Na antiguidade os surdos não eram perdoados custava-lhes a vida o convívio em sociedade, no entanto logo percebeu-se que haviam restos auditivos e que os surdos possuem outras habilidades que poderiam ser desenvolvida. A surdez geralmente é vista como limitação e o espaço cultural e comunitário dos surdos não são valorizados, muitas vezes não há incentivo para que os mesmos possam mostrar o que sabem e acabam sendo excluídos de vários movimentos que acontecem em escolas academias entre outros.
A comunidade surda infelizmente sofre ainda muitos preconceitos, varias pessoas não acreditam no potencial dos surdos e nada é proporcionado para o mesmo e capoeira vem quebrar esta barreira, proporcionando um bem estar para estas pessoas, sabe-se que trabalhar com estas pessoas exigirá métodos específicos, entre outras habilidades que exigirá. A capoeira vem buscar o maior equilíbrio pessoal do educando, conseguir hábitos de comportamento que assegurem certa autonomia e independência em desenvolver atitudes que facilitem na sua interação social.
Uma das grandes habilidades do surdo é seu desenvolvimento corporal, o mesmo se bem aguçado poderá ajudar a desenvolver bem melhor seu lado mental e social. E uma das atividades que vem se encaixando bem na vida dessas pessoas é a capoeira, ela vem transformando a vida das pessoas surdas, que acompanham a arte, a capoeira esta sendo vista como instrumento de educação para o surdo partindo de sua linguagem corporal que vem somando para o desenvolvimento do deficiente auditivo. .
A capoeira esta ligada ao corpo e seus