Sistema eletrico de potencia
ELÉTRICO DE POTÊNCIA
COLÉGIO: INOVAR
CURSO: TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO
ALUNO:
INTRODUÇÃO
O sistema elétrico de potência (SEP) e em suas proximidades, está instituído pela Norma Regulamentadora Nº10, publicada pela portaria Nº 598, de 7 de Dezembro de 2004 pelo Ministério do trabalho e Emprego, tem como principal objetivo a segurança e a saúde de todos os trabalhadores que exerçam suas atividades dentro das zonas controladas e de risco, fazem parte do SEP ou atuam em tensões apartir de 1KV, influenciando em todo o processo de gestão das empresas e levando a empregados e empregadores, a refletirem melhores maneiras de trabalhar nos locais acima citados.
“Sistema Elétrico de Potência (SEP) é o conjunto das instalações e equipamentos destinados à Geração, Transmissão, Distribuição de Energia Elétrica, até a medição, inclusive.”
(Definição firmada pela NBR 5460:198)
Organização do Sistema Elétrico de Potencia
O Sistema Elétrico de Potência é caracterizado pela alta voltagem de seus integrantes. De maneira geral o sistema SEP abrange os componentes da parte de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia. O Sistema de Geração de Energia engloba uma usina geradora e a sua respectiva subestação elevadora. O Sistema de Transmissão de Energia é definido pelo transporte de energia entre a estação de geração até os centros consumidores. O Sistema de Distribuição é responsável pela distribuição e até a medição, inclusive, aos consumidores industriais, comerciais, urbanos e rurais. A diferença está nos níveis de tensão em que são atendidos esses consumidores, em função de sua demanda.
Dessa forma podemos dizer que o SEP é representado por:
Geração – Usinas Hidrelétricas, Termoelétricas, termonucleares, Eólicas, solares, entre outras.
Usina Hidrelétrica - UHE Estação Elevadora de Tensão
Nas proximidades das Usinas geradoras eleva a tensão a ser transmitidas