Inclusão do surdo : libras
Dados comprovam que no Brasil, assim como existem diferenças regionais em relação a hábitos alimentares, vestuários, etc ...., existem também variações lingüísticas regionais, gerando o processo cultural a que estamos inseridos. Strobel, Karin (2008) em seu livro “As imagens do outro sobre a cultura surda” , estabelece a diferença entre cultura e comunidade :
“ (...) uma cultura é um conjunto de comportamentos apreendidos de um grupo de pessoas que possuem sua própria língua, valores, regras e comportamento e tradições; uma comunidade é um sistema social geral, no qual um grupo de pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras “ .
Sendo assim, entendemos que a comunidade surda no Brasil, é compreendida por sujeitos surdos, mas também ouvintes como os membros da família, amigos, professores, intérpretes, etc., pertencentes a cada região, compartilhando dos mesmos interesses e anseios de modo a proporcionar ao surdo, condições de se sociabilizar e evoluir no processo educacional em todos os âmbitos de sua vida.
.
A Educação de surdos no Brasil – Panorama Geral
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2000, existiam no Brasil cerca de 5.750.805 pessoas surdas, sendo cerca de 10% - 519.460 em idade escolar (de 0 a 17 anos). Este registro nos aponta que a maioria