A contribuição do intérprete de libras para vencer as barreiras da comunicação: analisando a inclusão do surdo nas séries iniciais.
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LIBRAS
CAROLINA DA SILVA MENEZES MOTA
A CONTRIBUIÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA VENCER AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: ANALISANDO A INCLUSÃO DO SURDO NAS SÉRIES INICIAIS.
Artigo apresentado ao curso de Pós-Graduação em LIBRAS da Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED como sendo o Trabalho de Conclusão de Curso como exigência parcial para obtenção do grau de Especialista em LIBRAS sob a orientação da Professora Orientadora Esp. Mônica Cardoso Varela.
Brasília-DF
2012
A CONTRIBUIÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA VENCER AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: analisando a inclusão do surdo nas Séries Iniciais [1]
Carolina da Silva Menezes Mota[2]
RESUMO
A comunicação constitui uma das principais barreiras para a inclusão do surdo no ensino regular, pela própria dificuldade de interagir com o objeto de aprendizagem, com o professor e os próprios colegas. Dentre todos os avanços que a educação teve em relação a inclusão do surdo, o mais importante refere-se ao recurso humano. Quando se insere um intérprete de LIBRAS em uma sala de aula abre-se a possibilidade do aluno surdo receber a informação escolar nessa língua, por meio de uma pessoa competente, com formação específica para atuar nessa área. Os avanços que a educação vem alcançando trazem oportunidade para que a escola seja capaz de cumprir sua função social de inclusão social e educacional. A proposta dessa pesquisa é averiguar como o professor, em situação real de sala de aula, contribui para diminuir as barreiras existentes e que dificultam a inclusão do surdo em classes de ensino regular. Para alcançar esse objetivo, adotou-se como recurso a construção de um artigo revisional, ou seja, delimitar a pesquisa para estudos na área de inclusão do surdo, nas escolas públicas, detectar as dificuldades encontradas pelo professor e pelo aluno e