Inclusão de Alunos com deficiência no ensino Regular
Ana Paula Mesquita da Silva 1
Aparecida Luvizotto Medina Martins Arruda 2
Resumo
Muitas vezes não sabemos como devemos nos comportar quando nos deparamos com alguém com alguma deficiência. Talvez a falta de formação adequada nos coloque em algumas situações desconfortáveis no nosso dia a dia e este trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento do professor dentro da sala de aula com alunos especiais. Trazendo para a nossa realidade a questão da inclusão dentro da escola levantando quais são as nossas expectativa como professor e quais são as expectativas dos alunos e da comunidade como expectadores do trabalho desenvolvido. O objetivo da nossa pesquisa junto com os autores foi mostrar a importância da formação continuada para atender a essas pessoas, levantando aqui questões de acessibilidade e locomoção. Nós como professores saímos da graduação preparada para trabalhar com a inclusão? Com certeza não, mas cabe aos professores especializar-se na sua área desejada.
Mesmo com a escola abrindo as portas para a inclusão nos dias de hoje ainda há muito no que avançar é claro respeitando os limites e o seu modo de pensar e agir.
Palavras-chave: Inclusão. Formação continuada.
INTRODUÇÃO
A escolha por esse tema surgiu pela dificuldade que a escola comum e seus profissionais apresentam no cotidiano em sala de aula, ao trabalhar com a inclusão.
O planejamento do professor de educação especial não deve ser diferente do professor de classes regulares, pois, num sentido mais amplo, deve atender a todos.
É importante que os professores, demais alunos e famílias se adaptem ao meio que a criança inclusa está inserida, dando a devida importância para tamanha contribuição na vida escolar dessa criança.
1
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque, 2013.
2
Mestre em Educação pela UNISO/SP; Especialização em Gestão Escolar pela