Pasto apícola
Com a evolução dos meios de comunicação e a criação da internet nas ultimas décadas, ficou cada vez mais fácil e mais rápido ter acesso a uma diversa quantidade de informação e se comunicar com pessoas à distância, a facilidade ao acesso a internet hoje em dia proporciona a capacidade de dialogar com pessoas de qualquer parte do mundo em frações de segundos. Tal contato é possível graças à existência de chats, videochamadas, e-mail e as famosas redes sociais (facebook, Orkut, twitter, linkedin, MySpace, etc). O facebook é com certeza a mais conhecida e mais utilizada de todas essas, com a possibilidade de compartilhamento de fotos e vídeos, videochamadas, bate papo, joguinhos e aplicativos para ocupar o tempo das pessoas, essa rede social conta com mais de um bilhão de usuários, crianças, jovens e adultos, pessoas de todas as idades são cadastradas tornando isso algo preocupante.
É enorme a quantidade de jovens adolescentes que possuem facebook, alguns admitem serem viciados nessa rede, passando em torno de 1/3 do dia frente ao computador, tablete ou celular acompanhando tudo que se passa ali no mundo virtual, deixando de lado a vida real e se rendendo ao vício. O “excesso de facebook” pode trazer grandes consequências tais como: comportamento antissocial, tendências agressivas, insônia, ansiedade e até depressão além de prejudicar os estudos. Muitos deixam de viver a realidade e não percebem ás horas e os dias se passando, deixando de curtir boa parte da vida gastando seu tempo nesse mundo irreal.
É preciso um autocontrole por parte desses jovens para amenizar o vício, pois muitos se isolam do mundo real, deixando de lado as relações intersociais e se prendendo as amizades fugazes no mundinho virtual. Para isso, é preciso coragem e tentar deixar de lado um pouco o mundo fictício e buscar respirar o ar livre e cultivar novas amizades fora do computador.