Bases históricas do Planejamento: A organização do espaço
Respostas:
[A1]SegundoAurélio, planejamento é o ato ou efeito de planejar ou ainda, função ou serviço de preparação do trabalho. Desta forma, o planejamento está diretamente relacionado à realização de atividades futuras, buscando a melhor forma para sua execução por meio de fases ou passos previamente definidos no intuito de uma melhor organização e posterior efetivação da atividade desejada.
[A2] O conhecimento sobre algum objeto ou processo está intimamente ligado ao ambiente ao qual pertence, levando em consideração toda a sua dinâmica e seus interferentes. Assim, o contexto ambiental, social, cultural, geográfico, político e econômico se faz importante em qualquer planejamento.
[A3] - [A4] Ao longo do tempo, o homem ao interferir e interagir com o meio em que vive passou a obter um maior conhecimento sobre o mesmo. Toda a experiência vivenciada propiciou a expansão do saber teórico relacionado ao meio, sua dinâmica, seus limites e peculiaridades, desta forma a prática elaborou e aperfeiçoou a teoria, o conhecimento.
[A5] As cidades-estado, que surgiram com a civilização sumeriana (3.000 a 2.000 a.C.), tinham em seus líderes papeis militares e religiosos o que interferia diretamente no planejamento de seu reino. Assim sendo, os mesmos buscavam simultaneamente a proteção local contra ataques externos e a adoração de suas divindades. A organização desses locais continha, portanto, um sentido que refletia o planejamento militar ou religioso daquela época.
[A6]Persópolis foi a cidade-berço do Império Persa e atualmente é classificada como Patrimônio Cultural pela UNESCO. A mesma era considerada a principal moradia dos reis Arquemênidas e suas grandes construçõesforam realizadas por Dário I. Os edifícios tinham grandes paredes e colunas, salas de audiência, armazéns e quartéis para guarnição militar, o que exemplifica o planejamento local. Os grandes monarcas e chefias persas