Tralalho
Introdução ao Serviço Social A ação profissional do Serviço Social na atualidade, o espaço sócioocupacional e o reconhecimento dos elementos históricos, ideo-políticos e socioculturais que a particularizam. O projeto de formação profissional, a categoria profissional, a organização estudantil e o projeto de formação do Curso de Serviço Social da Ulbra. Filosofia Social Gênese e concepções de Filosofia. Períodos, temas e campos filosóficos. Correntes filosóficas: Positivismo, Neo-Positivismo, Neotomismo,
Fenomenologia, Marxismo, Filosofia da Libertação; Existencialismo e Pósestruturalismo (uma abertura aos Estudos Culturais e ao pensamento críticos pós-moderno) e suas influências no Serviço Social.
Sociedade e Contemporaneidade Estudam os fundamentos teóricos, filosóficos e conceituais das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), bem como sua aplicabilidade como recurso analítico ao contexto nacional e internacional para a compreensão dos fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas, em especial da sociedade brasileira.
Instrumentalização Cientifica O Emprego da metodologia científica como ferramentas do conhecimento humano para elaboração de projetos de pesquisa, assim como a aplicação de recursos e tecnologias de comunicação e de informação em ambientes virtuais.
Comunicação e Expressão A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de integração com estudos lexicais e gramaticais inerentes às temáticas culturais da língua portuguesa.
Fundamentos da Vida Social Fundamentos ontológicos e constituição do ser humano na sociedade contemporânea. O imaginário e o simbólico na construção da subjetividade e da identidade social nos âmbitos global e local.
Formação Sócio-Histórica do Brasil Constituição histórica, sócio-econômica, política e cultural da sociedade brasileira. A produção da desigualdade social e suas