Trabalho implementação de redes
Munidos com bastante alegria, agradecemos primordialmente a Deus Pai grandioso e maravilhoso pela concepção de todos os bens intelectuais e não só, por nos ter dirigido nesta longa, árdua e quase interminável viajem em torno da ciência. Não podemos nos esquecer dos nossos pais que com engenho e força nos proporcionaram o necessário que precisávamos para a nossa formação e para a conclusão do nosso trabalho.
Agradecemos de igual modo ao querido e magnifico complexo escolar Elsamina que muito fez para a formação de quadros informáticos para a vida e para a sociedade. O vosso esforço não foi em vão «e isso garantimos».
Agradecemos também aos nossos irmãos e colegas, sem nos esquecermos de todas as pessoas que participaram desta obra, directa ou indirectamente.
Dedicatória
Primeiramente dedicamos a Deus, por ter nos dado vida até este momento, aos nossos pais, a nossa família em geral e os colegas que foram os nossos companheiros nestes anos todos.
Epígrafe
«Para vivermos plenamente precisamos de aprender a usar as coisas e amar as pessoas, nunca amar as coisas e usar as pessoas» MICHAEL PORTER
Antecedentes históricos
O primeiro experimento conhecido de conexão de computadores em rede foi feito em 1965, nos estados unidos, por obra de dois cientistas: Lawrence Roberts e Thomas Merril. A experiência foi realizada por meio de uma linha telefônica discada de baixa velocidade, fazendo a conexão entre dois centros de pesquisa em Massachusetts e na Califórnia. Estava plantada ali a semente para o que hoje é a Internet – mãe de todas as redes.
O nascimento das redes de computadores, esta associada a corrida espacial. Boa parte dos elementos e aplicações essenciais para a comunicação entre computadores, como o protocolo TCP/IP, a tecnologia de comutação de pacotes de dados e o correio eletrônico, estão relacionados ao