Gestão de estoques
1. Introdução (definição)
“A gestão dos estoques tem como objetivo, verificar se os estoques estão sendo bem utilizados. O gerenciamento moderno avalia e dimensiona os estoques em bases científicas, evitando-se o empirismo. Nesse sentido, os níveis devem ser revistos e atualizados periodicamente, acompanhando as flutuações de consumo e de tempo de ressuprimento “
“Gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro.”
“O objetivo da administração de estoques é “otimizar” o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos da empresa, minimizando as necessidades de capital investido,”
Definições importantes:
1. Gestão: “gestão é a ação e o efeito de administrar ou dirigir um determinado negócio.” “Como gestão também se subentende que é o que leva a organizar, dispor, dirigir e dar uma ordem para que se consiga um determinado objetivo.”
2. Estoque: “Os estoques são acúmulos de matérias-primas, insumos, componentes, produtos em processo e produtos acabados que aparecem em numerosos pontos por todos os canais logísticos e de produção na empresa.”
Importância da gestão de estoques:
Atender às demandas de forma constante:
Um estoque bem planejado permitirá que uma empresa cumpra as exigências – e todos sabemos que a chave para aumentar a receita é o atendimento integral da demanda.
Continuidade das operações:
A gestão cautelosa dos estoques permitirá a uma empresa executar suas operações sem problemas, com continuidade. Por exemplo, se uma organização fabrica produtos que dependem de matérias-primas, é evidente que a empresa precisa de um bom estoque de matérias-primas para que as operações sigam sem contratempos.
Economia nas operações:
Um sistema de gerenciamento de estoques bem administrado permite que uma empresa possa cortar custos. Os principais benefícios deste exercício são que