Gestão de estoques
1- Considerações Iniciais
A administração de estoques, ou gestão de estoques é basicamente o ato de gerir recursos possuidores de valor econômico destinado ao suprimento das necessidades futuras de material numa organização, que reflete quantitativamente os resultados obtidos pela empresa ao longo do exercício financeiro. Motivo pelo qual tende a ter suas ações gerenciais voltadas a técnicas utilizadas para alcançar as metas desejadas. Ou seja, manter em níveis satisfatórios ás necessidades de materiais.
Nas empresas, independente do ramo, os estoque tem grande relevância, uma vez que geralmente expressam mais de 50% do custo do produto vendido. Sendo assim, desenvolveu-se no passar do tempo técnicas especiais de grande ajuda na resolução de problemas no gerenciamento de estoques.
2- Definições
Para melhor entendimento conceituaremos aqui, estoque, consumo e demanda.
2.1 Estoque
O estoque pode ser definido como: a composição de materiais, mercadorias ou produtos acumulados para utilização posterior de modo a permitir o atendimento regular dos usuários para a continuidade da atividade da empresa, sendo o estoque gerado conseqüentemente pela impossibilidade de prever a demanda com exatidão; reserva para ser utilizada em tempo oportuno.
2.2 Consumo
É a quantidade de material requerido para o atendimento das necessidades de produção de comercialização relacionada a uma determinada unidade de tempo. Pode ser classificado em:
Consumo regular; consumo irregular.
2.2.1 Consumo Regular
Caracteriza-se por materiais utilizados significativamente em quantidades de pequena variação entre sucessivos intervalos de tempo constantes. Pode ser classificado em:
- consumo regular com tendência crescente – caracteriza-se pelo crescimento vegetativo da utilização de materiais de forma crescente e ordenada;
- consumo regular com tendência decrescente – caracteriza-se pelo decréscimo da utilização