O crédito e a economia brasileira
O que é inadimplência?
Não pagamento, até a data de vencimento, de um compromisso financeiro com outrm, quando feita negociação de prazos entre as partes para aquisição de bem durável ou não durável, ou prestação de serviços, devidamente executados.
O que é spreads?
Spread refe-se á diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta) de uma ação, título ou transação montária. Por exemplo, se comprarmos uma ação na bolsa de valores a 10 centavos e ba vendemos a 1 real, temos um spread de 90 centavos. Grande parte do lucro obtido pelos corretores de títulos advém desta diferença.
Como está o crédito com relação ao PIB de 2012?
Volume de crédito em relação ao PIB ainda é baixo, segundo diretor do BC
Brasília – A carteira de crédito bancário no país dobrou nos últimos dez anos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB – soma das riquezas e serviços produzidos no país), “mas ainda é um nível baixo, e tem espaço para continuar em expansão”, de acordo com o diretor de Fiscalização do Banco Central (BC) , Anthero Meirelles.
Números do Departamento Econômico do BC mostram que o total de créditos até agosto cresceu 8,9% e soma R$ 2,211 trilhões, equivalentes a 51% do PIB, estimado em R$ 4,333 trilhões.
Ao anunciar hoje (2) o Relatório de Estabilidade Financeira, referente ao primeiro semestre do ano, Meirelles disse que o crédito continuou em expansão, mas em um ritmo menos forte do que nos três últimos anos. Ele acredita, porém, que a carteira de crédito aumente mais, a partir de agora, com a retomada gradativa da atividade econômica, associada a uma renda que não parou de crescer.
Neste ano, os bancos privados se retraíram na concessão de empréstimos por causa, principalmente, do aumento da inadimplência e a expansão do crédito ficou mais a cargo dos bancos públicos, que respondem por 45,7% do estoque, enquanto os bancos privados nacionais têm 37,5% e os bancos estrangeiros, 16,8%.
O quadro de crédito, somado às