FINAL
Guiomar Constança Nunes Ramos Chaves
A CRISE EXTERNA DE 2008 E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Seropédica – RJ
2014
Guiomar Constança Nunes Ramos Chaves
A CRISE EXTERNA DE 2008 E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Trabalho monográfico de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas.
Orientador: Professor Marcelo Pereira Fernandes
Seropédica – RJ
2014
DEDICATÓRIA
Tenho o imenso prazer de dedicar este trabalho aos meus amados pais, Catarina e Antônio, por acreditarem no meu esforço e estudo durante todos esses anos. Dedico ao meu companheiro, Humberto e meu filho, Luis Antônio pelo amor e companheirismo, e por permanecer ao meu lado nas horas difíceis. Dedico aos meus amigos e a minha família que sempre estiveram presentes no meu coração.
AGRADECIMENTO
Agradeço a Deus, por ser meu guia durante cada etapa da minha vida, pois sei que sem ele eu nada seria. Agradeço aos meus pais e minha família, pelo apoio e incentivo. Principalmente ao meu pai, que tanto me ajudou a cumprir este objetivo. Agradeço ao meu professor e orientador Marcelo, pela paciência, atenção e profissionalismo, para que eu pudesse concluir esse trabalho com êxito.
A CRISE FINANCEIRA DE 2008 E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Guiomar Constança Nunes Ramos Chaves
RESUMO
A presente monografia tem por objetivo avaliar os impactos da crise econômica mundial de 2008 sobre a economia brasileira, iniciada no mercado hipotecário americano, e, demonstrar os seus principais mecanismos de transmissão. O estudo busca, em um primeiro momento, a caracterização da crise econômica, mostrando suas origens e seus desdobramentos. Sabe-se que a crise foi