Final
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI
DISCENTE: HÁVILA TATYELEOLIVEIRA ROCHA
DOCENTE: VALDIVIA ARAUJO
PEDAGOGIA 2014.2 / NOTURNO
AVALIAÇÃO FINAL
1. Com base teórica nesses três textos construa uma análise crítica sobre a relevância da Sociológica política da educação como contributo de uma educação emancipatória.
A sociologia política da educação tem como objetivo estudar o poder e as relações de autoridade na educação e nos vários níveis da organização social.
A escola de Frankfurt como é citada no livro de Torres nos traz a orientação para a emancipação, que fundamenta o pensamento da escola, e ainda há o espaço para compreender a natureza da sociedade. A teoria critica apóia muito as reflexões no campo educacional, principalmente nos conceitos dos limites e possibilidades de um projeto emancipatorio de formação social. Penso que há uma importância “gigantesca” no sentido político da educação, pois esta preocupação no sentido dessa política parece esta muito longe dos projetos educacionais, e assim deixando a critica sobre os conteúdos e processos que estabelece a formação de alunos da sociedade atual.
Paulo Freire pensa em uma educação libertadora, um homem consiste de si no mundo, a autonomia e a liberdade são bases da teoria de Freire, ele acreditava que os currículos deveriam ser diferenciados de região para região, e não um único currículo para todo Brasil, em um trecho do livro de Cortella e citado um exemplo sobre uma cartilha onde não deu muito certo em uma determinada região do país. Como diz Freire o currículo deve ser adequado para a realidade dos alunos, pois só assim a educação faz sentido. A partir de essa adequação proporcionar uma auto-reflexão nos alunos sobre os supostos conteúdos apresentado para que aja sempre uma incentivação de um olhar critico, vejo isso como uma necessidade, pois a educação pode ajudar a desenvolver a consciência política dos cidadãos, e assim não formar apenas “alunos” mais