Inclusão para Alunos com Deficiência Visual Parcial nas Escolas de Ensino Regular
Centro de Ciências Sociais e da Educação
Física - Licenciatura
Marilia Albuquerque
Tiago Lima Paixão
Inclusão para Alunos com Deficiência Visual Parcial nas Escolas de Ensino Regular
Castanhal
2012
INTRODUÇÃO
Um dos fatores que ocasionam o mau desempenho escolar dos alunos é o problema visual. É um caso comum em escolas de ensino regular e, o professor como responsável pedagógico precisa estar preparado para identificar e solucionar os problemas que causam o mau desempenho.
Nesta perspectiva e visualizando a inclusão de pessoas com deficiência no contexto do ensino regular, este trabalho tem por objetivo analisa os procedimentos dos professores com o aluno de baixa visão, bem como apresentar os recursos pedagógicos e as adequações que ampliem as condições para a apropriação do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
Esse trabalho tem objetivo de identificar alunos matriculados com baixos desempenhos escolares motivados por deficiência visual parcial e, ajudá-los a contornar as adversidades relacionadas à deficiência visual.
2 – OBJETIVOS
2.1 – OBJETIVOS GERAIS
Demonstrar através de aulas práticas e teóricas, o apoio especializado de aprendizagem para alunos com baixa visão, no aprendizado destes.
2.1 - OBJETIVOS GERAIS
Demonstrar a inclusão social de alunos com deficiência visual parcial;
Identificar o nível de especialização dos profissionais (professores);
Identificação de alunos com problemas visuais.
PROBLEMA
Devido à falta de estrutura nas escolas para a inclusão de deficientes visuais parciais, observa-se que há uma dificuldade na aprendizagem do aluno.
HIPÓTESES
Considerando a inclusão de alunos com baixa visão, a participação dos profissionais é importante para facilitar a descoberta das dificuldades dos alunos e ajudá-los na inclusão, pois quando isso não ocorre, acontece um péssimo rendimento do aluno.
MARCO TEÓRICO /