Hidrograma Unitario
O Hidrograma Unitário é um hidrograma de escoamento superficial direto, resultante de uma chuva efetiva com intensidade e duração unitárias. A definição de chuva unitária é arbitrária, entretanto para efeito de comparação entre HU’s, costuma-se manter um padrão. Por exemplo: uma chuva com 1 mm e 1 hora de duração pode ser adotada como chuva unitária.
Admite-se que essa chuva seja uniformemente distribuída sobre a bacia. A definição do HU está baseada em três princípios básicos.
PRINCÍPIOS BÁSICOS:
(considerando chuva de distribuição uniforme e de intensidade constante sobre toda a bacia)
PRINCÍPIO 1: Constância do Tempo de Base
Para chuvas de iguais durações, as durações dos escoamentos superficiais correspondentes são iguais. PRINCÍPIO 2: Proporcionalidade das Descargas
Duas chuvas de mesma duração, mas com volumes escoados diferentes resultam em hidrógrafas cujas ordenadas são proporcionais aos correspondentes volumes escoados.
PRINCÍPIO 3: Aditividade
Precipitações anteriores não influenciam a distribuição no tempo do escoamento superficial de uma dada chuva.
Em virtude dessas hipóteses, devem ser cumpridas algumas condições:
-A chuva efetiva tem uma intensidade constante dentro da duração efetiva. Essa condição exige que as chuvas sejam de curta duração, já que a taxa de chuva efetiva seria maior e aproximadamente constante no tempo, produzindo um hidrograma melhor definido, com pico único e tempo de base curto.
-A chuva efetiva está uniformemente distribuída através de toda a área de drenagem. Em virtude dessa condição, a área de drenagem não deverá ser muito grande. Caso seja necessário trabalhar em bacias hidrográficas grandes, a mesma deverá ser sub-dividida em sub-bacias de modo que se cumpra essa suposição. Marínez Marin (1994) recomenda o limite superior de 400 km2.
-O tempo de base do hidrograma de escoamento superficial, resultante de uma chuva efetiva, de uma dada duração,