Engenharia civil
Hidrograma Unitário
11 HIDROGRAMA UNITÁRIO (H.U.)
11.1 Generalidades
Hidrograma Unitário é o hidrograma resultante de um escoamento superficial de volume unitário. O volume unitário é decorrente da chuva unitária, que corresponde à altura pluviométrica e duração unitária (exemplo: chuva com altura unitária de 10 mm e duração unitária de 1 hora).
Figura 11.1.
Conhecido o Hidrograma Unitário de uma bacia, pode-se calcular as ordenadas do escoamento superficial correspondentes à qualquer chuva, de intensidade uniforme e duração igual àquela que gerou o H.U.
A teoria do H.U. baseia-se nas três proposições descritas a seguir:
a) Para chuvas de iguais durações, as durações dos escoamentos superficiais correspondentes são iguais;
Figura 11.2.
b) Duas chuva de mesma duração, mas com volumes escoados diferentes, resultam em hidrogramas cujas ordenadas são proporcionais aos correspondentes volumes escoados;
Figura 11.3.
11- 2
Hidrograma Unitário
c) Considera-se que as precipitações anteriores não influenciam a distribuição no tempo do escoamento superficial de uma dada chuva.
Figura 11.4.
11.2 Determinação do H.U. a partir dos dados observados
O volume de água precipitado sobre uma bacia é dado por:
Vtot = Ptot x A.D.
(11.1)
onde Vtot é o volume total precipitado sobre a bacia; Ptot é a precipitação total e A.D. é a área de drenagem da bacia.
A separação do escoamento superficial é feita traçando-se uma reta que une dois pontos do hidrograma, um no início da subida e outro no final da descida, conforme mostra a figura abaixo.
Figura 11.5.
Para cada instante i, a vazão que escoa superficialmente é a diferença entre a vazão observada e a vazão de base, sendo esta estimada a partir do gráfico. Matematicamente, tem-se: Qe i = Q obsi – Qb i
(11.2)
onde Q e i é a vazão que escoa superficialmente; Qobsi é a vazão observada no posto fluviométrico e Qb i é a vazão base, extraída do gráfico.
O volume